Com uma equipe formada por uma maioria feminina, a Motonic conta com atendimento personalizado
O mercado de motos no Brasil atravessa um bom momento e muitas empresas enxergam este potencial. A startup curitibana Motonic inovou e está com um serviço de manutenção de motos por assinatura, o primeiro do Brasil
Nos últimos dez anos, o número de motociclistas habilitados em todo o País passou de 23,3 milhões para 35,2 milhões, um aumento de 50%, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). São vários os fatores que levaram as pessoas a aderirem ao transporte em duas rodas. Além da rapidez na mobilidade e a economia de combustível, na pandemia os serviços de entrega com o uso das motocicletas disparou.
Com dois anos de atuação, a Motonic investiu R$ 5 milhões em um serviço de assinatura para a manutenção de motos, que promete economia e segurança para os clientes. Lá o motociclista tem acesso a diversos serviços de manutenção do veículo a um preço muito mais baixo do que se os executasse separadamente. Entre os serviços estão a troca de óleo motor, troca de kit relação, manutenção de freios, filtros, troca de pneus e revisão periódica.
No site da empresa é possível fazer simulações que mostram o comparativo de gastos com a utilização do Pass e com serviços avulsos. Em apenas um dos planos, que contempla peças, revisão e um capacete, a economia pode passar de R$ 1.000,00 por ano, dependendo do modelo de motocicleta.
Além disso, os assinantes contam com um aplicativo web onde conseguem acompanhar seus créditos, últimas trocas realizadas e realizar agendamentos para efetuar os serviços de forma mais rápida, além de serem notificados pela Motonic sobre próximas trocas e informações gerais sobre seu plano, tudo de forma automática. O assinante também conta com descontos em todos os produtos vendidos pela Motonic, tanto no site como na loja física anexa à oficina – de pneus a capacetes e capas de chuva.
“Uma grande vantagem da manutenção periódica com assinatura, claro, é a economia, além do aumento da vida útil da própria moto. Mas nossa preocupação central é a segurança do motociclista, e o equipamento bem cuidado é uma ferramenta para isso, pois a falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes”, explica o CEO da empresa e um dos idealizadores do Pass, Rodolpho Marques do Carmo.
A Motonic surgiu como braço de inovação da Magnetron, indústria que há mais de 60 anos desenvolve e comercializa componentes elétricos e mecânicos para motocicletas. Com o background da tradicional empresa e a capacidade inovadora da sua equipe, a Motonic acaba de receber capital seed do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul dentro do BRDE Labs, programa criado para apoiar empresas inovadoras e acelerar o desenvolvimento da região SUL.
Além disso, a startup também passa a fazer parte da Hotmilk, ecossistema de inovação da PUC-PR que já acelerou e incubou mais de 350 novos negócios.
Rodolpho revela que o próximo passo é a expansão dos pontos físicos de atendimento e o desenvolvimento da plataforma digital. “Nossa ideia central é desenvolver produtos e serviços para melhorar a vida dos motociclistas. Queremos criar relações duradouras com as pessoas, independente do modelo da moto ou da atividade que exercem”, afirma Rodolpho.
Com uma equipe formada por uma maioria feminina, a Motonic conta com atendimento personalizado para mulheres, incluindo em sua equipe uma experiente mecânica pronta para orientar e atender às suas clientes. “É um ambiente diferente de qualquer outro ambiente voltado para motociclistas. É um lugar onde as pessoas gostam de estar”, finaliza Rodolpho.