Débora Leite se profissionalizou em mecânica e hoje compõe o quadro de mecânicos da empresa
O avanço das mulheres no mercado de trabalho é notável em praticamente todos os espaços, mas existem profissões em que os homens ainda parecem dominar. Um exemplo disso é a profissão de mecânico. Uma startup curitibana, porém, vem tentando mudar esse cenário.
A Motonic é uma loja virtual e oficina mecânica especializada em motos, que conta com uma profissional mulher no quadro de funcionários, a Débora Leite. A empresa, em parceria com a Escola do Mecânico, abriu um curso para incentivar a entrada das mulheres na área.
Débora entrou no curso, fez estágio na Motonic e hoje é uma das mecânicas da empresa.
“Eu me inscrevi para essa seleção de mulheres, fui uma das escolhidas para fazer o curso de mecânica e fazer estágio na Motonic. Durante o estágio eles foram me observando, viram meu serviço, gostaram e já me efetivaram em seguida. Não deu nem tempo de experiência e já estava efetiva”, relembra Débora
A mecânica diz que nunca passou por uma situação explicita de preconceito, mas percebe que alguns clientes ainda não demonstram a mesma confiança no trabalho dela, ficam em cima do serviço.
“Eu sinto, vejo que volte e meia aparece um ou outro que fica meio assim. Fica em cima para ver se está fazendo tudo certo, mas, a partir do momento que eles me observam trabalhando, vem que eu to fazendo a coisa certa, já mudam”, conta a mecânica.
Um dos maiores incentivadores do gosto de Débora por motos foi seu pai, que, desde que ela aprendeu a pilotar, ensinou a importância de saber fazer a manutenção da sua moto.
“Desde pequena meu pai sempre foi apaixonado por moto e sempre teve moto. Meu pai sempre incentivou a aprender a sentir e a observar a moto e para a gente mesmo fazer a própria manutenção das motos, então isso vem do meu pai”, recordou Débora.
A mecânica incentiva as mulheres que querem seguir a carreira de mecânica e gostam dessa área, a buscar cursos.
“O conselho que eu dou, se realmente é o que quer fazer, se realmente é o que gosta, vai atrás de curso, não fica parada. Esses cursos abrem as portas”, diz Débora.
Jéssica Costa Santana, Coordenadora de Gestão de Pessoas da Motonic, afirma que a empresa tem mais da metade do seu quadro de funcionários composto por mulheres.